Ex-estudante da UFV se torna a juíza federal mais jovem do Brasil

Ex-estudante da UFV se torna a juíza federal mais jovem do Brasil
Arquivo Pessoal/Luísa Militão

Aos 25 anos, Luísa Militão se tornou a juíza federal mais jovem a tomar posse no Brasil. Natural de Inhapim, na região leste de Minas Gerais, ela deixou a cidade natal aos 16 para concluir o ensino médio no Colégio de Aplicação da UFV (Coluni), em Viçosa. Depois, ingressou no curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa.

Desde os 21 anos, Luísa se dedicava aos estudos para concursos públicos. Antes de ser nomeada para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), foi aprovada no Ministério Público da Bahia e na Defensoria Pública de Minas Gerais.

Ela disse que há sim uma pressão por ser a juíza federal mais jovem do Brasil, mas que, com humildade, serenidade e compromisso, não há motivo para se preocupar. 

“Acredito que a competência não está na idade, mas no preparo, nos valores e na dedicação — e, nesses aspectos, me sinto segura e pronta para cumprir minha missão com firmeza.”, ressalta.

De acordo com Luísa, seu objetivo é construir um legado como uma magistrada responsável, técnica, comprometida, educada e sensível. “Uma profissional verdadeiramente voltada para a efetivação dos direitos humanos. Quero exercer meu papel com profundo respeito às partes, aos advogados e a todos os servidores da Justiça.”, finalizou.