Zé do Pedal recebe Prêmio das Olimpíadas Especiais
Prêmio Timothy Schriver reconhece o esforço e engajamento com a inclusão de pessoas com deficiência
No último sábado, 30 de agosto, na cidade de Juiz de Fora, o ex-governador do Distrito LC12 de Lions Clubes, José Geraldo de Souza Castro, mais conhecido como Zé do Pedal, foi reconhecido com o prêmio Timothy Schriver, que visa valorizar o esforço e o engajamento em favor da inclusão das pessoas com deficiência (PcDs) intelectual e transtorno do desenvolvimento.
A homenagem ainda tem o objetivo de fortalecer o respeito e impulsionar a transformação rumo a uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva. Quem entregou o prêmio a Zé do Pedal foi o gerente nacional do Programa Missão Inclusão das Olimpíadas Especiais com o Lions Internacional, Vinícius Savioli.
Segundo Zé, durante sua governadoria, a inclusão de PcDs foi uma de suas bandeiras, realizando, inclusive, as próprias Olimpíadas Especiais: um na cidade de Juiz de Fora e o outro na cidade de Caratinga.
Olimpíadas Especiais: Esporte, Inclusão e Transformação
As Olimpíadas Especiais são um movimento global que surgiu com o objetivo de transformar a vida de crianças e adultos com deficiência intelectual. Criada em 1968 por Eunice Kennedy Shriver, a organização sem fins lucrativos visa oferecer treinamento esportivo e competições, promovendo o desenvolvimento físico, a autoconfiança e a inclusão social através do esporte.
São promovidos Jogos Mundiais de Verão e Inverno, reunindo atletas de todo o mundo em modalidades como atletismo, natação, futebol, basquete e ginástica rítmica, entre outras.
A missão do movimento é garantir que pessoas com deficiência intelectual tenham a chance de participar de atividades esportivas que fortaleçam seu corpo, mente e espírito.
A organização trabalha para criar comunidades de aceitação, onde todos, com ou sem deficiência intelectual, possam compartilhar experiências e valores em um ambiente de inclusão e respeito mútuo.



Comentários (0)
Comentários do Facebook