Reitor da UFV se reúne com representantes da Associação dos Estudantes Africanos de Viçosa

Associação apresenta suas principais ações na universidade

Reitor da UFV se reúne com representantes da Associação dos Estudantes Africanos de Viçosa
DCI/UFV

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, esteve reunido com os integrantes da Associação dos Estudantes Africanos de Viçosa (AEAV), nesta terça-feira (29), na reitoria. O encontro teve como objetivo conhecer as principais ações da AEAV, os avanços alcançados e suas principais demandas.  

O presidente da Associação, Samuel Famuyiwa, que é nigeriano e doutorando em Fitotecnia na UFV, indicou os auxílios prestados pela AEAV aos estudantes africanos que chegam à Universidade, como atividades de integração e eventos culturais, além do atendimento especial - em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa - para crianças africanas, que vêm residir na cidade com seus pais. Samuel agradeceu ainda o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e solicitou ao reitor, dentre outras questões, um espaço no campus Viçosa para instalação da sede da Associação.

Demetrius destacou a importância das ações desenvolvidas pela AEAV, elogiou o trabalho realizado por seus integrantes e se prontificou a continuar buscando formas de atender as demandas da Associação. O diretor da DRI, Vladimir Oliveira Di Iorio, ressaltou que a UFV intensificou a oferta de disciplinas em Inglês após 2020, o que facilitou a chegada de africanos de países não lusófonos na Universidade. Se antes a grande maioria dos africanos era de Angola, Moçambique e Guiné Bissau, após 2020, o país africano com maior presença na instituição passou a ser a Nigéria. "A UFV construiu uma população africana bem diversa, que é refletida na constituição da AEAV, que atualmente conta com cem integrantes, de 15 países", enfatizou.

Participaram ainda da reunião: a vice-presidente da AEAV, Jamila Aboobacar; o secretário executivo, Adriano Felix; os membros da diretoria, José Enrique Boya Mebulo, Miraine Kapeua e Innocent Unzimaim; além do professor e historiador, José do Carmo de Araújo.

 

Fonte: DCI UFV