Pesquisa revela que UFV tem 17 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

Número total de citações aos autores é um dos critérios para a elaboração do ranking

Pesquisa revela que UFV tem 17 pesquisadores entre os mais influentes do mundo
Daniel Sotto Maior/UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) mantém 17 pesquisadores entre os cientistas mais influentes do mundo, de acordo com o ranking global elaborado pela Universidade Stanford (EUA) e publicado no repositório de dados da editora Elsevier. O número é o mesmo registrado em 2023.

O levantamento, divulgado em setembro, reúne 1.461 pesquisadores brasileiros, o que representa 0,6% do total mundial e coloca o Brasil na 24ª posição global. Desse total, mais de 600 atuam em universidades federais, reforçando o papel das instituições públicas de ensino superior na produção científica de impacto.

Produzido desde 2019, o ranking considera critérios como o número total de citações, o índice h (h-index), que avalia produtividade e relevância, e o número de citações de autoria única, indicadores de liderança científica, de primeiro ou último autor. Também são considerados fatores como o índice D, a quantidade de publicações e o desempenho em periódicos e conferências de prestígio em cada área de conhecimento.

Os pesquisadores da UFV listados são:
Adriano Nunes Nesi, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, Cosme Damião Cruz, Cristiano Lopes Andrade, Edenio Detmann, Emerson Del Ponte, Fábio Murilo da Matta, Fabrício Ávila Rodrigues, Francisco Murilo Zerbini, José Cola Zanúncio, José Eduardo Serrão, Marcelo Coutinho Picanço, Márcio José da Silva, Mariana Machado Neves, Markssuel Teixeira Marvila, Raul Narciso Carvalho Guedes e Wagner Luiz Araújo.