Índice aponta UFV como uma das cinco melhores universidades do Brasil

Índice aponta UFV como uma das cinco melhores universidades do Brasil
Daniel Sotto Maior/UFV

De acordo com os dados do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2023, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma das cinco melhores universidades públicas federais do Brasil, conquistando o 5º lugar no ranking nacional e o 2º lugar de Minas Gerais. Ao considerar todas as 112 instituições públicas federais, a UFV fica em 7º lugar do Brasil. O resultado foi divulgado na sexta-feira (12), pelo Ministério da Educação (MEC).

A Federal de Viçosa ainda é uma das 66 instituições a conquistar o conceito 5, o mais alto no Índice, entre um total de 2.048 avaliadas - das quais 44 são universidades ou instituições públicas. O IGC considera fatores como a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), baseado no ciclo mais recente do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade-2023); a média das notas atribuídas pela Capes aos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação; e a proporção de estudantes distribuídos entre os diferentes níveis do ensino superior, seja na graduação ou na pós-graduação.

Em 2023, o Enade foi aplicado a 14 cursos de graduação da UFV no campus Viçosa: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia. Em todos os cursos deste campus, a UFV recebeu a nota máxima (5).

Ao considerar o CPC de 2023, a UFV tem o melhor curso de Engenharia de Alimentos do país, seguidos do 2º melhor curso de Engenharia Elétrica e os 3º melhores cursos de Engenharia de Produção e Zootecnia. Já somente na nota do Enade, oito cursos estão entre os cinco melhores do Brasil: Agronomia e Zootecnia (2ª posição); Enfermagem, Engenharia Elétrica e Nutrição (3ª posição); Engenharia de Alimentos e Engenharia Florestal (4ª posição); e Medicina Veterinária (5ª).